domingo, 24 de junho de 2012

Documentário

Olá Internautas, passei aqui só pra avisar que iremos criar um documentário sobre o ilustre Luiz Gonzaga, postaremos cada etapa feita aqui no blog... 

( Por Samuel Toledo )

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Análise da música Assum Preto


      
(Por Hiago Diniz)

Dentre as diversas musicas de Luiz Gonzaga, uma se destaca pelo ritmo triste e lento, essa música é assum preto, ela conta a historia do que antigamente eram normais os donos de passarinhos fazerem, eles furavam os olhos do passarinho para que ele cantasse melhor, cego o passarinho chorava e cantava de dor fazendo com que seu canto se tornasse mais bonito, a musica causa comoção a pessoas defensoras da natureza que lutaram para que essa tortura fosse um crime, a musica em outras partes retrata a solidão o a prisão de passarinhos que a utilização dos mesmos como animais domésticos.
    Luiz Gonzaga fez da sua música o retrato do sertão, sertão tal que tem uma grande diversidade de pássaros, um deles é um assum preto o que tornou a musica de Luiz um grande sucesso.
“Tarvez por ignorança
Ou mardade das pió
Furaro os óio do Assum Preto
Pra ele assim, ai, cantá de mio...” Luiz Gonzaga (Assum Preto)

domingo, 10 de junho de 2012

Cultura Nordestina

( Por Samuel Toledo )

 A Cultura nordestina é bem diversificada,  todos os estados que compõem a região Nordeste são: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Todos eles tem características em comum, tanto na fala, nas comidas, festas, música, etc. Na fala de muitos nordestinos estão presentes características típicas da região como: ochente, vish, cabra safado, cangote, zói, venta, quengo, etc. Coisas bem fáceis de ser encontradas na fala de muitos nordestinos, algumas das comidas típicas da região são: arrumadinho, buchada de bode, cuscuz, tapioca, canjica, alguns desses pratos são encontrados mais facilmente na região, na época do São João.
  Provavelmente você já tenha ouvido falar em um ilustre cantor nordestino, o grande Luiz Gonzaga que cantava com o acompanhamento de sua sanfona, o triângulo e zabumba, o antigo cantor brasileiro é admirado por muitos outros músicos hoje em dia  como: Dorgival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas e Caetano Veloso, as músicas do ilustre Gonzaga retratam a realidade do nordeste brasileiro em sua época, sendo hoje retratado por seus admiradores e lembrado de sua carreira histórica
  Outro elemento cultural de extrema importância no Nordeste são os artesanatos, a variedade de produtos artesanais na região é imensa, sendo fonte de renda de muitos nordestinos. Uma das maiores festividades do nordeste é o São João, em comemoração ao santo católico, com as fogueiras, as quadrilhas, e até mesmo o balão (embora o seu uso traga perigos, sendo proibido soltar balões nas ruas, podendo causar incêndios).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Biografia de Luiz Gonzaga


Biografia de Luiz Gonzaga

(Por Estácio Pereira)

Luiz Gonzaga do Nascimento era filho de Januário José dos Santos (em quem se espelhava) e de Ana Batista de Jesus. Seu pai queria que ele servisse ao exército e ele saiu de casa em 1930 para servir como voluntário, mas já era conhecido como sanfoneiro. Viajou como corneteiro, se apresentando em festas tocando sanfona de vez em quando. Deu baixa em 1939 e morou no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona nova. Tocava nos mangues, nos cais, em bares cabarés da Lapa e nas ruas. Participou de programas de calouros, sem êxito, mas no programa de Ary Barroso, solou uma música sua: “Vira e Mexe”, ficando em 1º lugar. Seu sucesso foi estrondoso e em 1941, gravou seu primeiro disco como solista (antes, como sanfoneiro). Em 1943, começou a se vestir como vaqueiro nordestino e fez parceria com Miguel Lima, que pôs uma letra em “Vira e Mexe”, transformando-a em “Chamego”, com bastante sucesso. Recebeu, nessa época, seu apelido de Paulo Gracindo: Lua. Sua parceria com Miguel Lima deu muito sucesso com músicas gravadas pelo sanfoneiro e também cantor, Luiz Lua Gonzaga. Seus sucessos eram quase anuais: “Baião” e “Meu pé de Serra” (1946), “Asa Branca” (1947), “Juazeiro” e “Mangaratiba” (1948) e “Paraíba” e “Baião de dois” (1950). Em 1945, assumiu a paternidade de Gonzaguinha e, em 1948, casou-se com Helena das Neves. Era citado por jovens cantores como Caetano Veloso, citavam-o como grande influência na música, regravando-as. Durante os anos 70, fazia shows no Teatro Municipal de São Paulo e no Teresa Raquel, do Rio de Janeiro. Nos anos 80 gravou com grandes nomes da música (Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos...) e fez uma parceria com Gonzaguinha que deu muito certo, sendo chamado de Gonzagão. Em 1984, recebeu um disco de ouro com “Danado de Bom”. Gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. Morreu em 2 de Agosto de 1989, depois de 42 dias internado no Hospital Santa Joana, em Recife.

A Música de Gonzaga e a Representação Nordestina




A Música de Gonzaga e a Representação Nordestina


( Por Hiago Diniz )


 Gonzaga desde o inicio de sua carreira mostra em suas canções a vida do povo nordestino, isso vai desde sua cultura ate a linguagem utilizadas nas musicas, como exemplo o uso de termos como “outrora”, “fulo”. Esses termos eram usados pelos habitantes da zona rural, que devido à falta de escolaridade eles usavam esse dialeto que atualmente é considerado errado.
   Luiz Gonzaga transmitia o sofrimento do nordestino em sua musica ligado a solidão, a seca, essas musicas são reflexos da vida dos nordestinos, quando se fala também sobre a natureza com o uso e citações de passarinhos e aves com o sabiá, assum preto, asa branca, e elementos naturais como barreiros, açudes e certas espécies de plantas  como mandacaru, chique-chique.
   Luiz uma herança cultural sem tamanho, ele deixou  a representação do nordeste para o Brasil, deixou o baião como o ritmo mais marcante do nordeste assim como o forró, ele passou a má imagem do nordeste  na época da seca mas também a força e coragem do povo nordestino mostrando também a força e coragem do povo nordestino mostrando também a grande riqueza natural do nordeste brasileiro.

domingo, 3 de junho de 2012

Viajem para Natal


Pessoal que foi pra a viajem pra Natal, olhem ai a foto: 



(postagem de Samuel Toledo)



Quem somos


Boa noite, internautas visitantes do nosso blog, para quem não sabe, somos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Panorama, turma azul:
  1. Samuel Toledo,
  2. Hiago Diniz,
  3. Matheus Silva e 
  4. Estácio Pereira.

Um Rei Chamado Luiz Gonzaga

      Boa noite internautas, Samuel Toledo aqui fazendo a primeira postagem... como foi pedido pela professora Conceição Ferreira, aqui a baixo vai estar o projeto escrito, espero que curtam o nosso trabalho, até mais. :)


Panorama Jovem
Disciplinas: Gramática, Literatura e Redação.
Professores: Conceição, Wanda Patrícia e Augusto.
Série: 1º ano Turma: Azul Turno: Tarde
Alunos: Samuel Toledo,
Hiago Diniz,
Matheus Silva e
Estácio Pereira.

Contando e Cantando
Luiz Gonzaga



Campina Grande, 12 de Junho de 2012.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Objetivo Geral: Promover a valorização da cultura nordestina, a partir de pesquisas e produções, tendo como base o centenário de Luiz Gonzaga.
Objetivos Específicos: Analisar as músicas Assum Preto e Triste Partida mostrando as suas partes principais;
- Falar sobre a biografia de Gonzaga enfatizando seu primeiro contato com o trabalho musical;
  • Dizer como uma música de Gonzagão mostra a vida nordestina no passado;
  • Citar os aspectos naturais mostrados nas músicas de Gonzaga.

Metodologia: Para a realização do nosso projeto, realizamos pesquisas de onde tiraremos importantes informações para nossa parte escrita e para a elaboração do nosso blog, com essa parte escrita tiraremos uma base concreta de conhecimento, e contará com a divulgação do blog para a turma. E no segundo momento ocorrerá uma interpretação musical, mostrando os aspectos envolvidos na musica de Gonzaga.

Justificativa: Duas décadas depois da morte de Luiz Gonzaga é muito importante figura nordestina, suas músicas representavam a realidade do Nordeste e Brasil. Até hoje existem artistas que se dizem discípulos de Gonzaga, como Gilberto Gil que diz: ''Se inscreve na galeria dos grandes inventores da música popular brasileira'', em uma música de Zé Dantas fala que as obras de Gonzagão são tão grandes que chegam a ser maiores que ele mesmo. Atualmente muitos artistas seguem as ideias de Luiz Gonzaga, retratando o nordeste na sua realidade, na seca, nas festas, nas danças e músicas, mostrando pro povo inteiro a cultura nordestina, com sua fala caraterizada com o jeitinho matuto de mudar as palavras, o jeito de ser, as comidas tipicas, etc.
Para melhor mostrar aos internautas sobre esta rica região, fizemos este trabalho, mostrando a realidade nordestina em geral.