A Música de Gonzaga e a Representação Nordestina
( Por Hiago Diniz )
Gonzaga desde o inicio de sua carreira mostra em suas canções a vida do povo nordestino, isso vai desde sua cultura ate a linguagem utilizadas nas musicas, como exemplo o uso de termos como “outrora”, “fulo”. Esses termos eram usados pelos habitantes da zona rural, que devido à falta de escolaridade eles usavam esse dialeto que atualmente é considerado errado.
Luiz Gonzaga transmitia o sofrimento do nordestino em sua musica ligado a solidão, a seca, essas musicas são reflexos da vida dos nordestinos, quando se fala também sobre a natureza com o uso e citações de passarinhos e aves com o sabiá, assum preto, asa branca, e elementos naturais como barreiros, açudes e certas espécies de plantas como mandacaru, chique-chique.
Luiz uma herança cultural sem tamanho, ele deixou a representação do nordeste para o Brasil, deixou o baião como o ritmo mais marcante do nordeste assim como o forró, ele passou a má imagem do nordeste na época da seca mas também a força e coragem do povo nordestino mostrando também a força e coragem do povo nordestino mostrando também a grande riqueza natural do nordeste brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário